NÚCLEO PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para Atores e Diretores
Duração 01 semestre com frequência de 01 vez na semana
ESTE CURSO ESTA INDISPONÍVEL NO MOMENTO E SEM A PREVISÃO DE NOVAS TURMAS -
CONFIRA OS DEMAIS CURSOS AQUI NO SITE
Os núcleos complementares são cursos e centrais de pesquisas atrelados aos nossos cursos regulares (Direção Teatral, Teatro Profissionalizante e Oficina de Montagem de Musical) e também recebe alunos diversos que não fazem parte de nossos cursos, mas tem interesse no assunto. Cada núcleo tem o objetivo de focar durante o semestre exclusivamente no assunto de seu objeto, criando a cada turma material de pesquisa e referência aos futuros alunos.
Atualmente contamos com os seguintes núcleos abertos ao público geral: Núcleo de Teoria Artística e Crítica Teatral; Núcleo de Consciência e Técnica Vocal Para Atores, Atrizes e Núcleo A Encenação Através do Corpo e o Núcleo Preparação de Atores e Atrizes - Para Atores e Diretores. Este núcleo Preparação de Atores e Atrizes é também grade obrigatória aos nossos alunos do curso de Direção Teatral em seu módulo 02.
Cada núcleo independe do outro e tem duração aproximada de um semestre escolar, com frequência de 01 vez na semana e opções de aulas na semana ou aos finais de semana.
Quem pode se matricular no Núcleo PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para Atores e Diretores ?
Atores e atrizes profissionais, ou em formação, estudantes das artes cênicas no geral e nossos alunos de outros cursos. A idade mínima é de 16 anos e sem limites de idade. Este núcleo não aceita atores ou atrizes iniciantes, se faz necessária uma vivência e conhecimentos básicos da arte dramática. Aos alunos iniciantes, devem se inscrever no no curso de formação “Teatro Profissionalizante”
ENTENDA A PROPOSTA E OBJETIVO DO CURSO:
Inspirado na metodologia de ANTUNES FILHO, que parte dos princípios de Constantin Stanislavski na interpretação naturalista, o distanciamento épico de Bertolt Brecht como técnica para a dualidade do ator e análise da cena, o eixo corporal como base no desenho da interpretação sob referências de Meyerhold, a descoberta de possibilidades cênicas através de uma perspectiva metafísica e performativa da dança japonesa Butoh, e o desenho da voz dentro da intenção dramática e utilizando-se da ressonância vocal, o núcleo tem como objeto principal a IMERSÃO no trabalho de interpretação e direção de cenas, investigando e contextualizando ao artista das artes cênicas, em específico atores ou diretores, o melhor caminho para o entendimento e prática da arte dramática.
Antunes Filho, Constantin Stanislavski e tantos outros mestres do teatro sempre afirmam que a fórmula para a execução do trabalho está no texto e o grande erro é que nunca devemos pensar em como vamos contar a história e sim entender que a história já está contada na dramaturgia, cabendo ao artista da arte dramática (ator, diretor e toda a equipe criativa) investigar as minuciosidades das “Circunstâncias Propostas” e consequentemente a via da encenação surgirá naturalmente com a técnica. “O texto não deve se adaptar ao ator ou diretor e sim o artista deve investigar até chegar naquilo que texto quer dizer”
Este trabalho de análise de textos e cenas será fundamental no desempenho deste curso e presente sempre em todas as aulas, pois é a base que fundamenta o exercício prático e técnico da interpretação do ator e condução da cena por parte do diretor.
O Núcleo PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para atores e diretores, tem como objetivo principal através dos temas citados desenvolver no ator ou diretor de teatro, os principais mecanismos para a execução da cena.
Dentro da nossa metodologia e com pesquisas realizadas, fica claro o quanto é importante o ator se colocar na figura de diretor e o diretor na posição do ator, para que assim cada um sinta na pele as respectivas funções, ampliando seus treinos e corrigindo a ótica em diversas situações relacionadas ao texto empreendido.
Como exercício, ao colocar o ator fora da cena e lhe dando a função de dirigir a mesma, ele poderá ver minuciosidades dramatúrgicas e técnicas, trazendo um distanciamento para a análise das circunstâncias, sem se deixar levar pela vaidade do ator e atingindo uma maturidade no trabalho de elaboração e entendimento de prática de interpretação. Para o diretor, como exercício, ao colá-lo dentro da cena como ator, fica claro todas as dificuldades que o ator encontra e faz com que o mesmo entenda os mecanismos que o diretor deve usar com o ator.
Além do revezamento de posições (ator/diretor) para os exercícios, a metodologia atende também as duas funções em sua raiz. O estudante ator sempre em exercício de atuação e o estudante diretor, sempre em exercício de direção.
Na metodologia de aulas deste núcleo, sempre faremos o exercício de revezamento das funções na cena. Uma hora o aluno estará dirigindo a cena e em outro momento atuando, proporcionado ao ator ou diretor uma vivência ampla em sua área e usando a outra posição para o entendimento melhor de sua função.
Sempre quando o aluno for colocado na função de diretor, serão cobradas 03 vertentes da direção: a encenação, a direção de cena e a direção do ator, se fazendo necessária uma comunicação entre elas.
Serão escolhidas cenas fixas de textos teatrais para compor toda a metodologia das aulas: desde a discussão e análise de mesa dos textos, os exercícios de interpretação, trabalho vocal e corporal, os signos , as linguagens e estética da execução final, e por fim, o trabalho de atuação e direção.
Todo o trabalho sempre será conduzido por um professor que terá além da função de dar as aulas teóricas e práticas do assunto, se colocar sempre como um provocador, buscando sempre estimular através de suas críticas o processo criativo e de descoberta dos alunos.
Segundo Maria Osipovna Knébel, discípula de Stanislavski e Dantchenko: “El director debe ser un ator excelente” . Um diretor só poderá conduzir um ator pelos intrincados caminhos da criação quando ele tiver a dimensão do que acontece nas profundezas da alma de um ator.
Na bibliografia do curso, trazemos as seguintes leituras obrigatórias que irão compor o plano de aulas, com seminários, discussões, avaliações e resenhas:
O Ator e o Método de Eugênio Kusnet;
Análise - ação: Práticas das Ideias Teatrais de Stanislávski de Maria Knebel;
Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho de Sebastião Milaré e
Semiótica Teatral de Anne Ubersfeld.
A Conclusão do Núcleo:
Mostra de Cenas ETA “Atores e Diretores em Cena”
No decorrer das aulas e mediante a decisão do professor, serão determinadas cenas autorais ou clássicas de textos teatrais para o exercício em aula e o exercício cênico aberto ao público no final do núcleo que fará apresentações no Teatro do ETA. Toda a pesquisa das aulas deverá sustentar o trabalho e mantendo a fidelidade da metodologia aplicada no revezamento de funções, na mostra de cenas, contaremos com cenas dirigidas pelos alunos e outras na função de ator ou atriz. Todas as cenas terão a supervisão de direção pela coordenação do núcleo.