CURSO DE DIREÇÃO TEATRAL - ETA
Devemos ter a consciência que a arte é uma questão de vocação e sensibilidade, devendo a escola profissionalizante oferecer os mecanismos necessários para o desenvolvimento, sejam eles referências, teoria, técnica, treinos práticos, orientações de professores, criação de trabalhos teóricos e práticos, estágios, estrutura física e humana adequada e envolvimento com todo o universo da área estudada. Por fim, a arte de uma maneira geral não é um produto que podemos sair inventando cursos por aí e vendendo a excelência de grandes formações. Este entendimento compõem toda a estrutura do ETA, desde a captação dos alunos, ao desenvolvimento do plano pedagógico e administrativo.
Assim o processo de formação em teatro do ETA tornou-se referência: por não ser uma escola que apenas trabalha a formação do ator, e sim uma metodologia que além do estudo de interpretação, amadurece o indivíduo para a carreira no teatro, visando a proposta de conclusão de curso que é a formação e amadurecimento de companhias de teatro, com sede, projetos artísticos, projetos de produção, repertório próprio e sempre fazendo juz ao termo “escola de teatro”, não formando apenas atores e sim pessoas de teatro, elemento que na fundação era visível a carência desta metodologia no mercado.
O Curso de Direção em Teatro do ETA, traz esta mesma proposta, de oferecer todos os mecanismos para o desenvolvimento daquele que tenha vocação para esta área. A ideia do curso nasceu há anos dentro do ETA e com muito cuidado iniciamos uma pesquisa sem pressa de como desenvolver um plano pedagógico que não fosse somente um cumprimento de grades com matérias óbvias e que simplesmente oferecesse uma certificação, sem se quer ao menos o aluno ter dirigido um espetáculo de teatro de verdade.
Quando iniciamos nossas pesquisas para a criação do curso em direção, também era notória a grande necessidade de viabilizar um curso que desse uma imersão na área e com a metodologia do ETA. Na época do início das pesquisas o único curso que abrangia a área era a graduação em artes cênicas, porém não de maneira isolada. A direção teatral dentro da graduação em artes cênicas é apenas uma vertente que o aluno estuda dentro do todo o conteúdo e na maioria das situações não é nem o objetivo do aluno que ali está, sendo seu foco principal a formação como ator ou o título de licenciatura para se tornar professor.
A divulgação de nossas pesquisas inspiraram instituições de ensino superior a criarem uma pós-graduação em direção teatral, porém ainda sentimos a falta de uma escola para a imersão na área, com teoria, muita prática de direção em diversas montagens teatrais e uma ideologia voltada exclusivamente ao teatro, proporcionado referências e treinos aprofundados ao diretor em formação.
Apresentação do Curso de Direção Teatral do ETA
O Curso de Direção em Teatro do ETA terá uma duração mínima de 02 anos e mais a realização do trabalho de conclusão que é o projeto, produção e montagem de uma espetáculo de teatro com a direção do próprio aluno. O curso é composto por 04 módulos regulares com a duração de um semestre cada e frequência presencial de 01 vez na semana. Além dos módulos regulares existem núcleos de pesquisa obrigatórios que devem ser vivenciados antes da conclusão do curso, estágios de direção obrigatórios, montagem e direção de cenas, esquetes e espetáculos para apresentações públicas.
As aulas são compostas de matérias teóricas sobre referências das artes no geral (teatro, dança, música, artes plásticas), análise de espetáculos, crítica teatral, estudos de teatrólogos e métodos de interpretação para atores, análise de diretores e seus estilos e a pedagogia dentro da direção.
Nas aulas práticas serão trabalhados exercícios de preparação de atores (interpretação, corpo e voz), criação e direção de cenas em aula sempre abrangendo a direção de ator, a direção de cena e a encenação (plasticidade, trilha sonora, cenografia e concepção artística no geral), junto com a análise e crítica do professor sobre a cena apresentada.
Em todos os módulos o aluno irá apresentar um exercício de conclusão prático que será a direção de uma cena, esquete ou espetáculo de acordo com fase do curso. Nesta atividade o aluno deverá colocar em prática todos os aprendizados de direção de atores, concepção artística e embasamento teórico do trabalho. Estes trabalhos serão montagens teatrais oficialmente apresentadas no Teatro do ETA e abertas ao público.
Além das aulas teóricas e práticas sobre a direção de teatro, outra disciplina que estará sempre presente nas atividades é a de produção artística e financeira, trazendo a maturidade que a pessoa de teatro deve ter ao assunto, principalmente o diretor.
Como já conhecido, o ETA se destaca por proporcionar aos seus alunos além dos estudos das artes, a vivência da carreira no teatro, a formação de grupos e a produção teatral. No curso de direção isto também acontece, com o plano pedagógico que respeitou a filosofia da escola, criando uma interação entre os cursos e os núcleos de pesquisa, viabilizando que o aluno de direção também entre em a um dos grupos de teatro em formação, estabelecendo raízes que poderão ser levadas para o resto da vida como sua companhia de teatro profissional no futuro e enquanto aluno exercitar dentro destes grupos a direção, a criação, a produção e todo o universo teatral.
Conheça as etapas do curso de Direção Teatral do ETA:
Grade resumida dos módulos e estágios - No final da página terá a grade detalhada!
Módulo 01 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
Núcleo Teoria Artística e Desenvolvimento do Senso Crítico -
Montagem: Direção e apresentação pública de uma Intervenção artística em um dos espetáculos de teatro do ETA
Módulo 02 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
Núcleo Preparação de Atores e Atrizes - Para Atores e Diretores
Montagem: Direção e apresentação pública de uma cena dentro do núcleo para a Mostra de Cenas “Atores e Diretores em Cena do ETA”
Grade Complementar obrigatória: Núcleo a Encenação Através do Corpo
Módulo 03 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
A Poética da Encenação 1 e Introdução a Dramaturgia
Montagem: Direção e apresentação pública de uma esquete para “Mostra do Curso de Direção Teatral do ETA - A Poética da Encenação”
Estágio obrigatório: acompanhar como ouvinte o processo de criação e direção de um espetáculo criado em uma das produções do ETA
Módulo 04 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
A Pedagogia do Diretor e A Poética da Encenação 2
Montagem: Direção e apresentação pública de uma cena ou esquete para a “Mostra Experimentos da Direção Teatral ETA”
Estágio obrigatório: 100 horas de assistência de direção de atores (acompanhar ensaios e orientar no trabalho de mesa e intenções de cena) realizada dentro de um dos módulos do curso “Teatro Profissionalizante do ETA”
Trabalho de Conclusão do Curso de Direção Teatral do ETA
Projeto, criação, direção e apresentação de um espetáculo de teatro
Atividades Complementares Obrigatórias:
Estas atividades devem ser realizadas pelo aluno no decorrer do curso, de acordo com sua disponibilidade e maturidade para o desempenho de cada uma delas, juntamente com a orientação da direção do ETA para avaliar qual o melhor momento de aproveitamento das funções baseando-se no desempenho pessoal de cada um.
Direção de um espetáculo da atividade “peça extra” do curso “Profissionalizante em Teatro do ETA” (acompanhar um dos grupos de teatro em formação por 01 semestre e realizar a direção do espetáculo extra deles)
Operação de Luz e Som de espetáculos de teatro: 60 horas (entre ensaios e apresentações)
Assistência de palco de espetáculos de teatro: 20 horas (montagem de cenário, equipamentos, organização de palco)
Assistência de produção de espetáculos de teatro: 40 horas (auxiliar na bilheteria, divulgação, organização de equipe e a produção de maneira geral)
Núcleo Consciência e Técnica Vocal Para Atores e Atrizes: Participação como aluno
Workshop ETA Produção Teatral e Introdução a Gestão de Grupo: Participação como aluno
Quem pode se matricular?
Com idade mínima de 18 anos, alunos que tenham como objetivo uma imersão nas pesquisas do teatro e com ênfase na direção teatral. Se faz necessária ligação ou experiência com o teatro amador ou profissional.
Das obrigações financeiras com o curso:
A Isenção de Mensalidades
O ETA – Estúdio de Treinamento Artístico, escola responsável pela formação de artistas há anos, não cobra mensalidades em seus cursos. É MUITO IMPORTANTE entender que a ISENÇÃO DE MENSALIDADES não significa que os cursos são GRATUITOS, e sim que nós do ETA trabalhamos de forma diferente dos padrões e realmente acreditamos que através da captação de público e movimentação dos nossos teatros com diversos espetáculos de produções de fora da escola e produções de nossos alunos, o trabalho possa se desenvolver de forma mais democrática e acessível assim como a ARTE deve ser. A Isenção de mensalidades nos proporciona também uma liberdade em desenvolver uma metodologia na relação escola/aluno e não empresa/cliente.
"Ao trabalhar dessa forma, O ETA proporciona aos seus alunos um grande leque de possibilidades, e através da prática do Incentivo a produção de espetáculos nasce uma nova percepção do ofício do Artista, sendo assim possível exigir muito mais qualidade de nossos alunos. A escola é mantida por parcerias, muito trabalho, eventos e apresentações dos alunos."
MATRÍCULA
O aluno deverá comparecer no Teatro do ETA, no período de inscrições para uma palestra de esclarecimentos e uma entrevista avaliativa, conforme datas abaixo;
O curso não possui mensalidades e as condições financeiras são as seguintes:
Após esclarecimentos na palestra e aprovação na entrevista, matrícula no valor de R$ 260,00. Pagamento EM DINHEIRO - Entregar cópia do RG, CPF, comprovante de residência
Na quinta aula do curso, uma taxa de manutenção no valor de R$ 90,00 (esta taxa refere-se a suprimentos do dia a dia da escola , impressão de apostilas, confecção de ingressos e portfólio fotográfico quando existem apresentações).
Estas condições de matrícula e taxa na quinta aula, se estendem para todas as etapas do curso, devendo ser realizado este pagamento a cada módulo (semestre) e/ou núcleo de pesquisa complementar obrigatório.
Conforme o sistema estabelecido na ideologia do ETA para a isenção de mensalidades, o aluno fica responsável, na época das apresentações públicas quando houver na etapa do curso, por 10 ingressos no valor de R$ 25,00 cada para cada dia de apresentação, que deverão ser acertados com a escola. Os ingressos são retirados pelos alunos cerca de 01 mês antes das apresentações para que exista a divulgação e venda antecipada, a medida que a venda é feita, se acerta com a escola, sabendo que a cota deve estar quitada até a semana das apresentações.
Grade detalhada de cada etapa do curso:
Módulo 01 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
Núcleo Teoria Artística e Desenvolvimento do Senso Crítico -
Montagem: Direção e apresentação pública de uma Intervenção artística em um dos espetáculos de teatro do ETA
Este módulo 01 do curso de direção teatral será voltado em sua maior parte ao estudo teórico das artes no geral e análise crítica do teatro. Como exercício prático, o aluno deverá desenvolver e dirigir uma intervenção artística que acontecerá em um dos espetáculos de teatro do curso “Profissionalizante em Teatro do ETA”, com a supervisão do diretor da turma e que dialogue com a obra.
Objetivo:
Apresentar ao aluno, temas básicos para o desenvolvimento do senso crítico como filosofia, história e referências das artes no geral, com enfoque principal nas artes cênicas, para que assim o mesmo tenha um amadurecimento intelectual na área. Na parte prática da direção da intervenção artística, desenvolver a criatividade neste primeiro exercício livre de direção e a experiência técnica da responsabilidade da função.
Metodologia:
O professor apresentará o tema da aula, trará referências, material didático, discutirá o assunto e o desenvolverá em classe. A aula terminará sempre com um debate do principal tema abordado no dia, visando o desenvolvimento do senso crítico do artista/aluno. Faz-se ainda parte da metodologia, sendo fundamental para o bom desempenho do plano pedagógico, que o aluno estude previamente o conteúdo da aula, de acordo com orientações apostiladas e diretrizes passadas pelo professor que solicitará atividades, seja questionário, resenha, pesquisa, leituras, seminários, entre outras.
Atividades e Avaliações: Terão o objetivo de ilustrar as aulas, criando foco para a avaliação dos conteúdos abordados. Algumas atividades deverão ser realizadas em aula e outras, de acordo com a ocasião estabelecida pelo professor, poderão ser entregues posteriormente. As avaliações valerão nota e ao final do curso o aluno deve ter uma média de pelo menos 7,5 para a aprovação.
*Aquisição obrigatória do Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis para fins de consulta em aula e pesquisa.
*Leitura obrigatória, discussão, avaliação e entrega de uma resenha do livro “A análise dos Espetáculos” de Patrice Pavis
*Além destes, haverão outras leituras de livros, ou trechos solicitados pelo professor durante as aulas, baseados no conteúdo programático do curso.
Trabalho de conclusão Teórico:
ATIVIDADE 01 - CRÍTICA
Usando todos os temas abordados durante o curso, o aluno deverá assistir a um espetáculo de teatro e desenvolver uma crítica a respeito. Nas referências, bem como no objeto e conclusão, deve-se fazer referências aos temas das aulas. O espetáculo para a realização da crítica poderá ser estabelecido ou indicado pela direção do curso.
ATIVIDADE 02 - PUBLICAÇÃO DE UM ARTIGO OU MATERIAL AUDIOVISUAL
Escolher um dos temas trabalhados no curso e realizar um artigo ou uma produção audiovisual sobre o assunto.
O aluno que escolher a publicação de um artigo deverá fazer o trabalho individual com as orientações passadas pelo professor e baseado na aula de metodologia científica.
Para a abordagem audiovisual, a atividade poderá ser feita em grupos de até 04 pessoas.
Todos os trabalhos de conclusão serão publicados na revista online do ETA - Estúdio de Treinamento Artístico.
Trabalho de conclusão Prático:
Direção de uma intervenção artística
Módulo 02 do Curso em Direção de Teatro do ETA:
Núcleo Preparação de Atores e Atrizes - Para Atores e Diretores
Montagem: Direção e apresentação pública de uma cena dentro do núcleo para a Mostra de Cenas “Atores e Diretores em Cena do ETA”
Grade Complementar obrigatória: Núcleo a Encenação Através do Corpo
Este módulo 02 do curso de direção teatral será voltado exclusivamente para o estudo da arte dramática, desde o entendimento do texto que estrutura uma cena, ao desenvolvimento do ator e diretor para as intenções de interpretação de um teatro vivo e consequentemente a clareza dos signos que compõem o espaço físico da ação. Como exercício prático, o aluno deverá desenvolver e dirigir uma cena de um texto teatral para a Mostra de Cenas “Atores e Diretores em Cena do ETA”
ENTENDA A PROPOSTA E OBJETIVO DO MÓDULO 02:
Inspirado na metodologia de ANTUNES FILHO, que parte dos princípios de Constantin Stanislavski na interpretação naturalista, o distanciamento épico de Bertolt Brecht como técnica para a dualidade do ator e análise da cena, o eixo corporal como base no desenho da interpretação sob referências de Meyerhold, a descoberta de possibilidades cênicas através de uma perspectiva metafísica e performativa da dança japonesa Butoh, e o desenho da voz dentro da intenção dramática e utilizando-se da ressonância vocal, o núcleo tem como objeto principal a IMERSÃO no trabalho de interpretação e direção de cenas, investigando e contextualizando ao artista das artes cênicas, em específico atores ou diretores, o melhor caminho para o entendimento e prática da arte dramática.
Antunes Filho, Constantin Stanislavski e tantos outros mestres do teatro sempre afirmam que a fórmula para a execução do trabalho está no texto e o grande erro é que nunca devemos pensar em como vamos contar a história e sim entender que a história já está contada na dramaturgia, cabendo ao artista da arte dramática (ator, diretor e toda a equipe criativa) investigar as minuciosidades das “Circunstâncias Propostas” e consequentemente a via da encenação surgirá naturalmente com a técnica. “O texto não deve se adaptar ao ator ou diretor e sim o artista deve investigar até chegar naquilo que texto quer dizer”
Este trabalho de análise de textos e cenas será fundamental no desempenho deste curso e presente sempre em todas as aulas deste módulo, pois é a base que fundamenta o exercício prático e técnico da interpretação do ator e condução da cena por parte do diretor.
O Núcleo PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para atores e diretores, módulo 02 do curso de direção, tem como objetivo principal através dos temas citados desenvolver no ator ou diretor de teatro, os principais mecanismos para a execução da cena.
Dentro da nossa metodologia e com pesquisas realizadas, fica claro o quanto é importante o ator se colocar na figura de diretor e o diretor na posição do ator, para que assim cada um sinta na pele as respectivas funções, ampliando seus treinos e corrigindo a ótica em diversas situações relacionadas ao texto empreendido.
Como exercício, ao colocar o ator fora da cena e lhe dando a função de dirigir a mesma, ele poderá ver minuciosidades dramatúrgicas e técnicas, trazendo um distanciamento para a análise das circunstâncias, sem se deixar levar pela vaidade do ator e atingindo uma maturidade no trabalho de elaboração e entendimento de prática de interpretação. Para o diretor, como exercício, ao colá-lo dentro da cena como ator, fica claro todas as dificuldades que o ator encontra e faz com que o mesmo entenda os mecanismos que o diretor deve usar com o ator.
Além do revezamento de posições (ator/diretor) para os exercícios, a metodologia atende também as duas funções em sua raiz. O estudante ator sempre em exercício de atuação e o estudante diretor, sempre em exercício de direção.
Na metodologia de aulas deste núcleo, sempre faremos o exercício de revezamento das funções na cena. Uma hora o aluno estará dirigindo a cena e em outro momento atuando, proporcionado ao ator ou diretor uma vivência ampla em sua área e usando a outra posição para o entendimento melhor de sua função.
Sempre quando o aluno for colocado na função de diretor, serão cobradas 03 vertentes da direção: a encenação, a direção de cena e a direção do ator, se fazendo necessária uma comunicação entre elas.
Serão escolhidas cenas fixas de textos teatrais para compor toda a metodologia das aulas: desde a discussão e análise de mesa dos textos, os exercícios de interpretação, trabalho vocal e corporal, os signos , as linguagens e estética da execução final, e por fim, o trabalho de atuação e direção.
Todo o trabalho sempre será conduzido por um professor que terá além da função de dar as aulas teóricas e práticas do assunto, se colocar sempre como um provocador, buscando sempre estimular através de suas críticas o processo criativo e de descoberta dos alunos.
Segundo Maria Osipovna Knébel, discípula de Stanislavski e Dantchenko: “El director debe ser un ator excelente” . Um diretor só poderá conduzir um ator pelos intrincados caminhos da criação quando ele tiver a dimensão do que acontece nas profundezas da alma de um ator.
Na bibliografia do curso, trazemos as seguintes leituras obrigatórias que irão compor o plano de aulas, com seminários, discussões, avaliações e resenhas:
O Ator e o Método de Eugênio Kusnet;
Análise - ação: Práticas das Ideias Teatrais de Stanislávski de Maria Knebel;
Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho de Sebastião Milaré e
Semiótica Teatral de Anne Ubersfeld.
A Conclusão do módulo 02 do Curso em Direção Teatral do ETA:
Mostra de Cenas ETA “Atores e Diretores em Cena”
No decorrer das aulas e mediante a decisão do professor, serão determinadas cenas autorais ou clássicas de textos teatrais para o exercício em aula e o exercício cênico aberto ao público no final do núcleo que fará apresentações no Teatro do ETA. Toda a pesquisa das aulas deverá sustentar o trabalho e mantendo a fidelidade da metodologia aplicada no revezamento de funções, na mostra de cenas, contaremos com cenas dirigidas pelos alunos e outras na função de ator ou atriz. Todas as cenas terão a supervisão de direção pela coordenação do núcleo.
A grade complementar obrigatória no módulo 02 de direção:
Núcleo: A Encenação Através do Corpo
O trabalho corporal está completamente ligado ao estudo da arte dramática e no desenho de intenções dramáticas, bem como na organização das idéias e estética das ações, sendo assim é indispensável o estudo deste conteúdo paralelo ao módulo regular.
Objetivo: Fazer com que o aluno desenvolva a consciência corporal, entendendo o quanto o corpo fala e que muitas vezes o trabalho corporal nas artes cênicas é tão importante quanto o estudo do texto, ou da proposta cênica no geral.Desta maneira, estrutura-se ao aluno que trabalhe na área recursos a serem utilizados em seus processos de criações. Além da consciência e estruturação prática corporal a cena, ressaltamos a importância de trazer referências teóricas das pesquisas de diversos especialistas no trabalho corporal nas artes, proporcionando conhecimentos e assimilações futuras no decorrer da carreira.
Por fim, o trabalho corporal prático requer treino e consequente a criação de resistência física para muitas situações, sendo uma pesquisa para o resto da vida, principalmente para o artista das artes cênicas . O núcleo em questão tem ainda como objetivo despertar no aluno o interesse para a continuidade destes estudos durante sua carreira e mostrando quando o aprofundamento no trabalho corporal agrega consideravelmente seus mecanismos de criação e resultados.
Metodologia de aulas: Explicação e discussão do conteúdo teórico ao tema abordado da aula. Logos após, explicação e realização prática dos exercícios do tema abordado e dos exercícios que compõem sempre o cotidiano de consciência corporal. Durante a realização dos exercícios o professor sempre vai identificar as qualidades e as dificuldades de cada aluno, ressaltando os exercícios que devem ser aprofundados por cada um .
Após a realização dos exercícios estruturais e dos temas abordados, são realizados os exercícios com repertórios de cenas, na maioria da vezes sem o uso de texto e exercícios trabalhando o eixo corporal dentro da intenção dramática proposta.
Por fim, em algumas aulas o professor vai dividir a turma em grupos, passando uma atividade para a próxima aula , estimulando o treino e a pesquisa fora do dia de aula.
Grade Módulo 02 do Curso de Direção