NÚCLEO A ENCENAÇÃO ATRAVÉS DO CORPO
Duração: 01 semestre
Frequência de 01 vez na semana
Os núcleos complementares são cursos e centrais de pesquisas atrelados aos nossos cursos regulares (Direção Teatral, Teatro Profissionalizante e Oficina de Montagem de Musical) e também recebe alunos diversos que não fazem parte de nossos cursos, mas tem interesse no assunto. Cada núcleo tem o objetivo de focar durante o semestre exclusivamente no assunto de seu objeto, criando a cada turma material de pesquisa e referência aos futuros alunos.
Atualmente contamos com os seguintes núcleos abertos ao público geral: Núcleo de Teoria Artística e Crítica Teatral; Núcleo de Consciência e Técnica Vocal Para Atores e Atrizes, Núcleo de Preparação de Atores e Atrizes e Núcleo A Encenação Através do Corpo.
Cada núcleo independe do outro e tem duração aproximada de um semestre escolar, com frequência de 01 vez na semana e opções de aulas na semana ou aos finais de semana.
Quem pode se matricular no Núcleo a Encenação Através do Corpo ?
Com idade mínima de 16 anos e sem limites de idade, atores e atrizes amadores ou profissionais, estudantes de teatro, dançarinos, circenses e todos aqueles que tenham interesse nos assuntos apresentados na grade a seguir, com objetivo de trabalhar a expressão corporal prática e conhecimentos teóricos sobre a ação do corpo nas artes cênicas. Além dos alunos diversos, este núcleo é grade obrigatória do nosso curso “Teatro Profissionalizante” que deve ser feito pelo aluno em algum momento de sua formação paralelo aos módulos regulares e no nosso curso “Direção Teatral”, este núcleo é parte da grade do módulo 02.
“OS MÓDULOS REGULARES SÃO A ESPINHA DORSAL QUE TRAZEM FOCO E SUSTENTAÇÃO PARA TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO, ENQUANTO OS NÚCLEOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS FUNCIONAM COMO OS ÓRGÃOS VITAIS QUE TRAZEM VIDA E CONTEÚDO “.
Fazer com que o ator desenvolva consciência corporal e conhecimentos de linguagem corporais básicas para seus futuros trabalhos nas artes cênicas. Sabendo quando solicitado em um processo a que recursos recorrer e no que deverá especializar seus estudos.
Objetivo:
Fazer com que o aluno desenvolva a consciência corporal, entendendo o quanto o corpo fala e que muitas vezes o trabalho corporal nas artes cênicas é tão importante quanto o estudo do texto, ou da proposta cênica no geral. Desta maneira, estrutura-se ao aluno que trabalhe na área recursos a serem utilizados em seus processos de criações. Além da consciência e estruturação prática corporal a cena, ressaltamos a importância de trazer referências teóricas das pesquisas de diversos especialistas no trabalho corporal nas artes, proporcionando conhecimentos e assimilações futuras no decorrer da carreira.
Por fim, o trabalho corporal prático requer treino e consequente a criação de resistência física para muitas situações, sendo uma pesquisa para o resto da vida, principalmente para o artista das artes cênicas . O núcleo em questão tem ainda como objetivo despertar no aluno o interesse para a continuidade destes estudos durante sua carreira e mostrando quando o aprofundamento no trabalho corporal agrega consideravelmente seus mecanismos de criação e resultados.
Metodologia de aulas:
Explicação e discussão do conteúdo teórico ao tema abordado da aula. Logos após, explicação e realização prática dos exercícios do tema abordado e dos exercícios que compõem sempre o cotidiano de consciência corporal. Durante a realização dos exercícios o professor sempre vai identificar as qualidades e as dificuldades de cada aluno, ressaltando os exercícios que devem ser aprofundados por cada um .
Após a realização dos exercícios estruturais e dos temas abordados, são realizados os exercícios com repertórios de cenas, na maioria da vezes sem o uso de texto e exercícios trabalhando o eixo corporal dentro da intenção dramática proposta.
Por fim, em algumas aulas o professor vai dividir a turma em grupos, passando uma atividade para a próxima aula , estimulando o treino e a pesquisa fora do dia de aula.