Módulos Curso Profissionalizante

EM CARTAZ COMO UM PROFISSIONAL!!


 No decorrer das aulas, durante cada módulo, daremos início a um processo de criação de um espetáculo para a apresentação final em um teatro da cidade de São Paulo. Todos os módulos possuem a montagem de espetáculo pois, no início de uma formação é importante que se tenha prática. Nesta fase inicial, quanto mais teatro o aluno fizer, melhor será a sua qualidade futura.Nos módulos finais, os processos de criações de espetáculos ficam cada vez mais sérios para que o aluno vivencie intensamente a sua carga dramática como ator. Esta é a área de texto para inclusão de um parágrafo que descreva este serviço. Pode-se inserir exemplos do serviço e de quem pode se beneficiar desse serviço.

ESTÁGIOS



Para a conclusão de nosso curso, os alunos serão encaminhados durante e no final dos estudos, para estágios de teatro, cinema ou processos de criação e etc. O estágio é de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos estudos realizados e podem se transformar em uma possibilidade de estabelecer contatos promissores e vivências produtivas que auxiliarão nas suas possibilidades de encaminhamento profissional.

CONCLUSÃO



No último módulo os alunos além da apresentação final do espetáculo como conclusão do módulo, deverão também realizar uma temporada profissional, mostrando o amadurecimento e que realmente entendem dor mercado teatral, ficando em cartaz no mínimo, dois meses com o espetáculo. Neste último módulo deverá ser aplicado técnicas de produção, captação de recursos e todo o profissionalismo que uma produção exige.

GRADE DO CURSO RESUMIDA:
MÓDULO 01 - Introdução ao teatro e reflexão sobre a vocação profissional + Montagem de espetáculo
MÓDULO 02 - Interpretação, Sistema Stanislavisk , Analise de texto - Produção teatral - Formação de grupo + Montagem de espetáculo
MÓDULO 03 -Gêneros de interpretação - Teatro Épico - Expressionismo - Estágio cinema ou TV - Produção + Montagem de espetáculo
MÓDULO 04 - Linguagens teatrais - O Teatro de Artauld - O Ator Criador - Performatividade - Produção - + Montagem de espetáculo
MÓDULO 05 - Trabalho de conclusão do curso = desenvolvimento profissional de uma companhia de teatro, produção e temporada de espetáculo.

NÚCLEOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS E QUE PODEM SER CURSADOS PARALELO AOS MÓDULOS:
Teoria e Critica Teatral
Consciência e Técnica vocal
A encenação Através do Corpo
Produção e Gestão de Companhia Teatrais
Núcleo de Montagem de Monólogo

ABAIXO UM RESUMO DE CADA MÓDULO DO CURSO PROFISSIONALIZANTE - Para os núcleos consulte a página de cada um aqui no site.

MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO AS LINGUAGENS TEATRAIS E INICIAÇÃO A ARTE 
DRAMÁTICA

Carga horária de aula: 60 horas
Carga horária complementar (ensaios e pesquisas): 40 horas
Carga horária total de aulas do módulo: 100 horas
Frequência : 01 vez por semana
Duração : 04 meses e meio.
Neste primeiro módulo será trabalhado o início de uma formação, que na vida de um artista nunca tem fim. O ator e qualquer outra artista vivem um constante processo de aprendizado. Para simplificar usamos como exemplo que este módulo tem o caráter igual aos dos anos primários de uma escola: primeiro a criança aprende a escrever para depois estudar os conteúdos das matérias.Aqui será feito o mesmo, primeiro vamos estudar as linguagens e as técnicas essenciais de interpretação para nos módulos futuros acontecer um intenso estudo de formação de atores. Podemos chamá-lo de um módulo demonstrativo. O aluno verá de forma breve as técnicas que compõem a arte drámatica, com o intuito de prepará-lo para o estudo mais avançado que já virá no módulo seguinte.
Dentro deste módulo será dada a introdução aos seguintes campos:
 
· Origem do teatro, televisão e cinema.
 
· Disciplina do ator.
 
· Introdução aos métodos de Constantin Stanislavski.  
 
· O que é um personagem.
 
· Memória emotiva.
 
· A importância da imaginação do ator.
 
· A adrenalina de estar em cena.
 
· Técnicas de improvisação/Jogos teatrais.
 
· Oficinas de voz.
 
· Sensibilidade cênica e emotiva.
 
· Dramaturgia.
 
· Criação de uma cena.
 
· Criação de um espetáculo.
 
· Pequena introdução relacionada a produção de teatro.
 
· Montagem de um espetáculo.
 
Consideramos que mostrando ao aluno de forma prática e introdutória o que é cada um desses temas, ele estará "alfabetizado" para dar início ao estudo de arte dramática.
 
Montagem de espetáculo:  
Em todos os módulos realizamos a montagem de um espetáculo, para que os alunos passem a ter uma vivência teatral. Neste primeiro módulo a montagem por mais simples que possa ser, tem uma importância muito grande, pois será a primeira vez que nossos alunos estarão pisando em um palco com um direcionamento profissional.
Esta montagem tem o objetivo de mostrar ao aluno a mágica sensação de estar em cena, para que nos módulos futuros ele possa compreender mais ainda a importância dos estudos da arte dramática.

MÓDULO 02 - ESTUDO DA ARTE DRAMÁTICA PREPARAÇÃO DO ATOR
 
Carga horária: 225 horas
Frequência: Aula - 01 vez por semana
Grupo de estudos/ensaios - 01 vez por semana

Duração: 06 meses
 
IMPORTANTE:
Do segundo módulo em diante o aluno passa por processo de avaliação prático e teórico, no qual não poderá obter notas inferiores à média de 7,5.     

"Através da inspiração os alunos adquirem fé no que é irreal e são induzidos a agir no irreal, ou seja, agir como personagem”
                                                                                                                    
Agora que os alunos já foram pré-alfabetizados para a arte dramática através do Módulo I, trabalharemos então, os nuances de um ator, técnicas de interpretação de diversos tipos de personagens, a preparação do ator, a criação de uma personagem e outros termos técnicos de fundamental importância para o ator, baseado nos conceitos do teatrólogo Constantin Stanislavski.
 
Constantin Stanislavski chegou à conclusão de que o ator, interpretando seu pernonagem, deve parecer o máximo possível com a vida real. Quando personagem e ator estão conectados, o papel ganha vida, para tanto se faz necessário técnicas para que isto aconteça. Estudaremos estas técnicas neste módulo:  
 
A extrema importância da concentração do ator.
As emoções de um personagem são conseguidas com a imaginação de um ator.
Genes da personagem.
Verdade interior.
Memória emotiva.
Método "se eu fosse".
A ação física.
A ação emocional.
A ator deve ver, ouvir e falar como personagem.
A linearidade de um papel.
Atuação em conjunto.
A importância das particularidades do personagem.
Ação no palco - "O que? Por quê? Como?
Stanislavski e a ação psicofísica.

 Paralelo ao estudo de arte drámatica, neste segundo módulo trabalharemos também:
Expressão corporal e técnicas de voz.
 
 
Neste segundo módulo uma mudança radical acontece no processo em relação ao módulo 01. De agora em diante trabalharemos, a formação de um ator, de um artista, de um formador de opinião.
Os integrantes que estão neste módulo são aqueles que passaram pelo processo seletivo do primeiro módulo e por isso temos pessoas que realmente querem estudar a arte dramática e estão dispostas a encarar o processo.
A postura dos integrantes deve cada vez mais possuir uma seriedade maior e uma entrega ao teatro. Além do processo que estaremos vivendo nas aulas, os integrantes devem passar a buscar novas experiências, como montar espetáculos externos, cursos complementares, estágios em grupos de teatro ou oficinas.
Peças de teatro de leitura obrigatória neste módulo:
"Vestido de Noiva" Nelson Rodrigues,"Casa de Bonecas" Henrik Ibsen, "Esperando Godot" Samuel Beckett ,"A Casa de Bernarda Alba" Frederico García Lorca ,Leitura obrigatória do livro "Iniciação a Arte Dramática" de Eugênio Kusnet.
As peças e o livro farão do parte do processo avaliação teórica. 

Mostra de Esquetes

Este módulo, além da realização da montagem de espetáculo, conta com uma "Mostra de Esquetes".
Essa mostra tem o intuito de mais uma vez levar o aluno ao fazer teatral e o desenvolvimento dos métodos estudados com relação a arte dramática. Cada aluno desenvolverá dois personagens para a sua partcipação. Estas esquetes serão contextualizadas em duplas ou trios de alunos.

Grupo de Estudos:

Neste módulo e nos seguintes as turmas deverão se dividir e formar grupos de estudos que deverão se encontrar pelo menos uma vez por semana, fora da unidade do ETA, para em conjunto praticarem e complementarem os estudos realizados nas aulas. Estes grupos deverão entregar relatórios de seus encontros.

 ATENÇÃO:

A partir do segundo módulo, até o final de nosso curso, o aluno deverá ler pelo menos um texto de cada autor relacionado na lista abaixo. Esta leitura poderá ser feita no tempo em que o aluno desejar.
Após a leitura de cada peça, o aluno deverá entregar um resumo desta leitura, colocando suas considerações a respeito da obra.
Para que se tenha a comprovação que o aluno realmente conhece a obra, será feita uma avaliação teórica e escrita de cada texto que o aluno entregar o estudo, sempre com questões diferentes dos demais alunos.
Estas avaliações serão marcadas a medida que o aluno entregar o seu trabalho sobre a obra.
Para a conclusão de nosso curso é indispensável a leitura destas obras, por tanto, não deixe para a última hora, comece o quanto antes.
 Lista de autores:
Comédia: Aristófanes, Arthur Azevedo,Aziz Bajur, Calderón De La Barca, Carlos Goldoni, Coelho Neto, Eugene Ionesco, G.B. Shaw, Gastão Tojeiro, Gil Vicente, Guilherme Figueiredo,Jandira Martini, Jean Anouilh, João Bithencourt, Lauro César Muniz, Marcos Caruso, Martins Pena, Mauro Rasi, Millor Fernandes, Moliere, ,Oduvaldo Vianna Filho, Ronaldo Ciambroni, William Shakespeare.
Drama: Abílio Pereira De Almeida, Anton Tchekov, Arthur Miller, August Strindberg, Bernardo Santareno, Bertold Brecht, Calderón De La Barca, Júlio Dantas,Dias Gomes, Edward Albee, Ésquilo, Eugene O’Neill, Eurípides, Fauzi Arap Friedrich Von Schiller, Garcia Lorca, Garrett Almeida, Gianfrancesco Guarnieri, Gonçalves Dias, Gorki Máximo, Harold Pinter, Henrik Ibsen, Joraci Camargo, Jorge Andrade, Leilah Assumpção, Lope De Vega, Luigi Pirandello, Maria Adelaide Amaral, Nelson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Gonçalves, Peter Shaffer, Pierre Corneille, Plínio Marcos, Racine,Samuel Beckett, Sófocles, Tennessee Williams, Thornton Wilder, William Shakespeare, Wolfgang Goethe, Zeno Wilde.

MÓDULO 03 - GÊNEROS DE INTERPRETAÇÃO E CONTINUAÇÃO DO ESTUDO DE ARTE DRAMÁTICA.

Carga horária 280 horas
Frequência:
Aula 01 vez por semana
Grupo de estudos/ensaios 01 vez por semana
Estágio (participação em trabalho audiovisual): a determinar 
Duração 06 meses 
 
Núcleo Monólogo: 01 vez por semana ( núcleo exclusivo para os alunos do curso profissionalizante que pode ser cursado a partir do terceiro módulo, desde que ja tenha cursado demais núcleos obrigatório -) explicação detalhada na palestra de inscrição do curso (carga horária do núcleo de monólogo 180 horas)

Serão trabalhados gêneros de interpretações, com técnicas para o teatro e seus estilos, naturalismo para televisão e cinema. 
 Introdução a estilos de obras teatrais, Expressionismo, realismo, teatro experimental e teatro mundial. 
Um módulo que faz o aluno entender os estilos de interpretação dentro da arte dramática.
 
Temas a serem estudados:
· Sensibilidade do ator no teatro.
· O personagem esta sempre em cena.
· A adrenalina da interpretação no teatro.
· A quebra de limites realistas do ator e personagem.
· A velocidade do pensamento do ator e personagem.
· Velocidade de emoções "A emoção deve ser imediata.
· A importância da voz e corpo no palco.
· Convivência constante com o personagem.
· Interpretação naturalista para tv e cinema.
· A importância do tom de voz para cinema e TV.
· Tom de colocação de verbos.
· As emoções apenas com a expressão facial.
· A importância do tempo (time) de tv e cinema.
 
Mostra de Monólogos de Alunos do ETA
Neste módulo, como continuidade do estudo de arte dramática, os alunos criarão um personagem com todos os detalhes possíveis e desenvolverão um monólogo que será devidamente ensaiado e apresentado na " Mostra de monólogos de alunos do ETA".
Essa mostra, tem o objetivo do treinamento de dramaturgia e uma vivência teatral diferente da atuação em conjunto, vista como monólogo. 
 
 
Montagem de Espetáculo
 
A prática do fazer teatral, como já se sabe, está presente em todos os módulos.Novamente será montado um espetáculo para apresentação no final do módulo. Essa montagem contará com aspectos profissionais mais intensos do que nos módulos anteriores. 
 
  
Estágio
Como neste módulo estudaremos interpretação de tv e cinema, os alunos serão obrigados a fazer estágio na área.
Este consiste em assistir ou participar de filmagens de alguma produção de cinema, seja ela longa ou curta metragem, ou gravação de novela.
Em caso de curtas metragens, o aluno deverá participar do estágio em no mínimo duas produções, ou uma de curta e outra em outro segmento.
Este estágio deve ser comprovado com uma carga horária mínima de 60 horas.
 
 Leitura obrigatória
Peças: 
"Play" Samuel Beckett
"Santa Joana dos Matadouros" Bertolt Brechet
" O Pagador de Promessas" Dias Gomes
" Eles não usam black-tie" Gianfrancesco Guarnieri
 Livro:
"A Criação de um papel" de Constantin Stanislavski
Livro e peças farão parte do processo avaliatório.
 
 GRUPO DE ESTUDOS:
O grupo de estudos que foi criado no módulo 02, deve ser mantido para as pesquisas, estudos, exercícios e ensaios.
 
MÓDULO 04 - DIVERSIDADE DE PERSONAGENS - O TEATRO E SEUS ESTILOS - INTRODUÇÃO A CONCEPÇÃO ARTÍSTICA.

Carga horária 380 horas.
Duração 06 meses
Frequência aula: 01 vez por semana
Grupo de estudos/ensaios: 01 vez por semana
Atividades de produção/captação de recursos.
 
ESTUDO DO TEATRO POBRE – TEATRO EXPERIMENTAL – PERFORMATIVO E PERFORMÁTICO 
BUSCAR A TRANSGRESSÃO – PREFERENCIALMENTE TRABALHAR COM O MATERIAL HUMANO DE CADA ALUNO PARTINDO DE UM TEMA ESTABELECIDO PELO PROFESSOR OU PROFESSORA.
USAR O EXPERIMENTO PARA A MONTAGEM, COM BASE NA GRADE ESTUDADA, PROPOR ILUMINAÇÃO, CENÁRIOS, FIGURINOS E TRILHAS SONORAS ALTERNATIVAS PARA A MONTAGEM E AS CENAS DESENVOLVIDAS EM AULA.
 
LIVROS PARA SEMINÁRIOS:
LIVRO – O TEATRO E SEU DUPLO DE ANTONIN ARTAUD
LIVRO – EM BUSCA DE UM TEATRO POBRE DE JERZY GROTOWSKI
LIVRO – O TEATRO LABORATÓRIO DE JERZY GROTOWSKI
LIVRO – O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO DE HANS THIES LEHMANN
LIVRO – O ATOR CRIADOR DE REINALDO MAIA

 
Dentro da diversidade de personagens que estudaremos, os alunos criarão personagens para apresentações teatrais que serão realizadas nas aulas.
A cada duas aulas existirá a apresentação de um personagem diferente, que farão parte do processo  do módulo. Nas aulas que intercalam as apresentações de personagens serão realizadas críticas da apresentação anterior, com o objetivo de ressaltar os erros e acertos do aluno, para que assim possa aprimorar-se.
 .
 
Atividades de produção e captação de recursos

ALÉM DAQUILO QUE FOR SOLICITADO PARA A MONTAGEM, É OBJETIVO DO MÓDULO DE REALIZAR CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS COM ATIVIDADES ARTÍSTICAS PARA O TREINO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS E  PRODUÇÃO NESTE MÓDULO.  A PROPOSTA É O APRENDIZADO SOBRE ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS DE UM COLETIVO TEATRAL.
 
Estágio
A partir do módulo 04 abrimos possibilidades para que os alunos estagiem dentro da escola em diversas áreas, como assistência de direção, produção, técnica e outros


 

MÓDULO 05 - PRODUÇÃO, MONTAGEM PROFISSIONAL COM TEMPORADA, ESTÁGIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MÓDULO 05
Carga horária 330 horas
Frequência aula: 01 vez por semana
Atividades de produção/ensaios: 01 vez por semana
Ensaios: a determinar
Temporada do espetáculo: 02 meses com pelo menos 01 apresentação por semana.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL DE NOSSO CURSO EM TODOS OS MÓDULOS: 1315 HORAS
CARGA HORÁRIA TOTAL DOS NÚCLEOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS
: 620 HORAS
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COM  MÓDULOS E NÚCLEOS COMPLEMENTARES: 1935 HORAS

DURAÇÃO MINÍMA: 02 ANOS E MEIO.

 Neste módulo será trabalhado exclusivamente a prática profissional. Na maioria das escolas os artistas se formam e ao chegarem ao mercado de trabalho se deparam com dificuldades devido ao estudo somente de teorias.
Durante os seis meses de duração deste módulo será criado desde o início um universo de montagem de um espetáculo profissional, com diretores, produção, cenógrafos e todos que formam uma equipe de produção profissional, para que assim os alunos vivenciem todas as emoções, ora elas divertidas, ora estressantes, de uma produção profissional.
O aluno irá conhecer desde como fazer um simples borderô de teatro até estar envolvido em uma produção com dezenas de profissionais. 
Ao final do módulo estará montado um espetáculo de teatro que ficará em cartaz por tempo indeterminado, dando aos nossos artistas total liberdade de produção (cachês, temporada, lugares de apresentação e etc).
 
Neste módulo abordaremos:
· Pré produção.
· Leis de incentivo a cultura: Fomento, Rouanet, PAC, VAI, entre outras.
· Editais.
· A importância de ter uma sólida companhia de teatro.
· Captação de recursos, patrocínios, apoios e parcerias.
· Formatação de projetos.
· Táticas para se formar uma boa equipe.
· Produção de teatro: teoria e prática.
· Visão de carreira do ator.
· Ator deve ser empreendedor.
· Temporada profissional.
· Captação de público.
· Assessoria de imprensa.
· Créditos e débitos de uma produção.
· Criação e desenvolvimento artístico de uma produção.
· Breve revisão dos módulos anteriores.
 
 MONTAGEM PROFISSIONAL COM TEMPORADA
 A montagem de espetáculo realizada será diferente dos módulos anteriores. Ela não será vista como uma montagem de conclusão de curso e sim como um espetáculo de teatro que entrará em cartaz profissionalmente em todos os aspectos. Torna-se uma montagem pública.
 
Para que os alunos sejam considerados formados no curso do ETA, deverão fazer temporada mínima de dois meses, com pelo menos uma apresentação por semana.
 Será avaliado o potencial artístico do aluno como ator e o desempenho da turma na questão produção.

CARGA HORÁRIA TOTAL DE NOSSO CURSO EM TODOS OS MÓDULOS:
1315 HORAS
CARGA HORÁRIA TOTAL DOS NÚCLEOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS: 620 HORAS
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COM MÓDULOS E NÚCLEOS COMPLEMENTARES: 1935 HORAS
 

 
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