NÚCLEO PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES

Núcleo : Preparação de Atores e Atrizes



NÚCLEO PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para Atores e Diretores
Duração 01 semestre com frequência de 01 vez na semana

ESTE CURSO ESTA INDISPONÍVEL NO MOMENTO E SEM A PREVISÃO DE NOVAS TURMAS -

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Os núcleos complementares são cursos e centrais de pesquisas atrelados aos nossos cursos regulares (Direção Teatral, Teatro Profissionalizante e Oficina de Montagem de Musical) e também recebe alunos diversos que não fazem parte de nossos cursos, mas tem interesse no assunto. Cada núcleo tem o objetivo de focar durante o semestre exclusivamente no assunto de seu objeto, criando a cada turma material de pesquisa e referência aos futuros alunos.
Atualmente contamos com os seguintes núcleos abertos ao público geral: Núcleo de Teoria Artística e Crítica Teatral; Núcleo de Consciência e Técnica Vocal Para Atores, Atrizes e Núcleo A Encenação Através do Corpo e o Núcleo Preparação de Atores e Atrizes - Para Atores e Diretores. Este núcleo Preparação de Atores e Atrizes é também grade obrigatória aos nossos alunos do curso de Direção Teatral em seu módulo 02.
Cada núcleo independe do outro e tem duração aproximada de um semestre escolar, com frequência de 01 vez na semana e opções de aulas na semana ou aos finais de semana.
Quem pode se matricular no Núcleo PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para Atores e Diretores ?
Atores e atrizes profissionais, ou em formação, estudantes das artes cênicas no geral e nossos alunos de outros cursos. A idade mínima é de 16 anos e sem limites de idade. Este núcleo não aceita atores ou atrizes iniciantes, se faz necessária uma vivência e conhecimentos básicos da arte dramática. Aos alunos iniciantes, devem se inscrever no no curso de formação “Teatro Profissionalizante”

ENTENDA A PROPOSTA E OBJETIVO DO CURSO:
Inspirado na metodologia de ANTUNES FILHO, que parte dos princípios de Constantin Stanislavski na interpretação naturalista, o distanciamento épico de Bertolt Brecht como técnica para a dualidade do ator e análise da cena, o eixo corporal como base no desenho da interpretação sob referências de Meyerhold, a descoberta de possibilidades cênicas através de uma perspectiva metafísica e performativa da dança japonesa Butoh, e o desenho da voz dentro da intenção dramática e utilizando-se da ressonância vocal, o núcleo tem como objeto principal a IMERSÃO no trabalho de interpretação e direção de cenas, investigando e contextualizando ao artista das artes cênicas, em específico atores ou diretores, o melhor caminho para o entendimento e prática da arte dramática.
Antunes Filho, Constantin Stanislavski e tantos outros mestres do teatro sempre afirmam que a fórmula para a execução do trabalho está no texto e o grande erro é que nunca devemos pensar em como vamos contar a história e sim entender que a história já está contada na dramaturgia, cabendo ao artista da arte dramática (ator, diretor e toda a equipe criativa) investigar as minuciosidades das “Circunstâncias Propostas” e consequentemente a via da encenação surgirá naturalmente com a técnica. “O texto não deve se adaptar ao ator ou diretor e sim o artista deve investigar até chegar naquilo que texto quer dizer” 

Este trabalho de análise de textos e cenas será fundamental no desempenho deste curso e presente sempre em todas as aulas, pois é a base que fundamenta o exercício prático e técnico da interpretação do ator e condução da cena por parte do diretor.
O Núcleo PREPARAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - Para atores e diretores, tem como objetivo principal através dos temas citados desenvolver no ator ou diretor de teatro, os principais mecanismos para a execução da cena. 
Dentro da nossa metodologia e com pesquisas realizadas, fica claro o quanto é importante o ator se colocar na figura de diretor e o diretor na posição do ator, para que assim cada um sinta na pele as respectivas funções, ampliando seus treinos e corrigindo a ótica em diversas situações relacionadas ao texto empreendido. 
Como exercício, ao colocar o ator fora da cena e lhe dando a função de dirigir a mesma, ele poderá ver minuciosidades dramatúrgicas e técnicas, trazendo um distanciamento para a análise das circunstâncias, sem se deixar levar pela vaidade do ator e atingindo uma maturidade no trabalho de elaboração e entendimento de prática de interpretação. Para o diretor, como exercício, ao colá-lo dentro da cena como ator, fica claro todas as dificuldades que o ator encontra e faz com que o mesmo entenda os mecanismos que o diretor deve usar com o ator.
Além do revezamento de posições (ator/diretor) para os exercícios, a metodologia atende também as duas funções em sua raiz. O estudante ator sempre em exercício de atuação e o estudante diretor, sempre em exercício de direção.
Na metodologia de aulas deste núcleo, sempre faremos o exercício de revezamento das funções na cena. Uma hora o aluno estará dirigindo a cena e em outro momento atuando, proporcionado ao ator ou diretor uma vivência ampla em sua área e usando a outra posição para o entendimento melhor de sua função.

Sempre quando o aluno for colocado na função de diretor, serão cobradas 03 vertentes da direção: a encenação, a direção de cena e a direção do ator, se fazendo necessária uma comunicação entre elas.
Serão escolhidas cenas fixas de textos teatrais para compor toda a metodologia das aulas: desde a discussão e análise de mesa dos textos, os exercícios de interpretação, trabalho vocal e corporal, os signos , as linguagens e estética da execução final, e por fim, o trabalho de atuação e direção. 
Todo o trabalho sempre será conduzido por um professor que terá além da função de dar as aulas teóricas e práticas do assunto, se colocar sempre como um provocador, buscando sempre estimular através de suas críticas o processo criativo e de descoberta dos alunos.
Segundo Maria Osipovna Knébel, discípula de Stanislavski e Dantchenko: “El director debe ser un ator excelente” . Um diretor só poderá conduzir um ator pelos intrincados caminhos da criação quando ele tiver a dimensão do que acontece nas profundezas da alma de um ator.
Na bibliografia do curso, trazemos as seguintes leituras obrigatórias que irão compor o plano de aulas, com seminários, discussões, avaliações e resenhas:
O Ator e o Método de Eugênio Kusnet;
Análise - ação: Práticas das Ideias Teatrais de Stanislávski de Maria Knebel;
Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho de Sebastião Milaré e 
Semiótica Teatral de Anne Ubersfeld.

A Conclusão do Núcleo:
Mostra de Cenas ETA “Atores e Diretores em Cena”
No decorrer das aulas e mediante a decisão do professor, serão determinadas cenas autorais ou clássicas de textos teatrais para o exercício em aula e o exercício cênico aberto ao público no final do núcleo que fará apresentações no Teatro do ETA. Toda a pesquisa das aulas deverá sustentar o trabalho e mantendo a fidelidade da metodologia aplicada no revezamento de funções, na mostra de cenas, contaremos com cenas dirigidas pelos alunos e outras na função de ator ou atriz. Todas as cenas terão a supervisão de direção pela coordenação do núcleo.






Grade do Curso
Para se matricular:

A Isenção de Mensalidades 
O ETA – Estúdio de Treinamento Artístico, escola responsável pela formação de artistas há anos, não cobra mensalidades em seus cursos. É MUITO IMPORTANTE entender que a ISENÇÃO DE MENSALIDADES não significa que os cursos são GRATUITOS, e sim que nós do ETA trabalhamos de forma diferente dos padrões e realmente acreditamos que através da captação de público e movimentação dos nossos teatros com diversos espetáculos de produções de fora da escola e produções de nossos alunos, o trabalho possa se desenvolver de forma mais democrática e acessível assim como a ARTE deve ser. A Isenção de mensalidades nos proporciona também uma liberdade em desenvolver uma metodologia na relação escola/aluno e não empresa/cliente.

  "Ao trabalhar dessa forma, O ETA proporciona aos seus alunos um grande leque de possibilidades, e através da prática do Incentivo a produção de espetáculos nasce uma nova percepção do ofício do Artista, sendo assim possível exigir muito mais qualidade de nossos alunos. A escola é mantida por parcerias, muito trabalho, eventos e apresentações dos alunos."

MATRÍCULA
Para se matricular em um dos núcleos complementares basta comparecer no Teatro do ETA, de segunda a quinta das 13:00 as 19:30 ou aos sábados das 12:00 as 17:30.
Obrigações financeiras:
O curso não possui mensalidades e as condições financeiras são as seguintes:

Após esclarecimentos, matrícula no valor de R$ 220,00. Pagamento EM DINHEIRO - Entregar cópia do RG, CPF, comprovante de residência (no caso de menores de idade, cópia dos mesmos documentos dos responsáveis)
Na quinta aula do curso, uma taxa de manutenção no valor de R$ 70,00 (esta taxa refere-se a suprimentos do dia a dia da escola e impressão de apostilas etc..).
Matrícula e uma única taxa de manutenção, são os únicos valores cobrados para este curso!
Conforme o sistema estabelecido na ideologia do ETA para a isenção de mensalidades, o aluno fica responsável, na época das apresentações, por 10 ingressos no valor de R$ 20,00 cada para cada dia de apresentação, que deverão ser acertados com a escola. Os ingressos são retirados pelos alunos cerca de 01 mês antes das apresentações para que exista a divulgação e venda antecipada, a medida que a venda é feita, se acerta com a escola, sabendo que a cota deve estar quitada até a semana das apresentações.
 



Turmas Disponíveis 


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ATENÇÃO!!

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:  ESTE CURSO ESTA INDISPONÍVEL NO MOMENTO E SEM A PREVISÃO DE NOVAS TURMAS -

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