Módulos Curso Profissionalizante

EM CARTAZ COMO UM PROFISSIONAL!!


 No decorrer das aulas, durante cada módulo, daremos início a um processo de criação de um espetáculo para a apresentação final em um teatro da cidade de São Paulo. Todos os módulos possuem a montagem de espetáculo pois, no início de uma formação é importante que se tenha prática. Nesta fase inicial, quanto mais teatro o aluno fizer, melhor será a sua qualidade futura.Nos módulos finais, os processos de criações de espetáculos ficam cada vez mais sérios para que o aluno vivencie intensamente a sua carga dramática como ator. Esta é a área de texto para inclusão de um parágrafo que descreva este serviço. Pode-se inserir exemplos do serviço e de quem pode se beneficiar desse serviço.

ESTÁGIOS



Para a conclusão de nosso curso, os alunos serão encaminhados durante e no final dos estudos, para estágios de teatro, cinema ou processos de criação e etc. O estágio é de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos estudos realizados e podem se transformar em uma possibilidade de estabelecer contatos promissores e vivências produtivas que auxiliarão nas suas possibilidades de encaminhamento profissional.

CONCLUSÃO



No último módulo os alunos além da apresentação final do espetáculo como conclusão do módulo, deverão também realizar uma temporada profissional, mostrando o amadurecimento e que realmente entendem dor mercado teatral, ficando em cartaz no mínimo, dois meses com o espetáculo. Neste último módulo deverá ser aplicado técnicas de produção, captação de recursos e todo o profissionalismo que uma produção exige.

MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO AS LINGUAGENS TEATRAIS E INICIAÇÃO A ARTE DRAMÁTICA

Carga horária de aula: 60 horas
Carga horária complementar: 40 horas
Carga horária total de aulas do módulo: 100 horas
Frequência : 01 vez por semana
Duração : 03 meses e meio.
Neste primeiro módulo será trabalhado o início de uma formação, que na vida de um artista nunca tem fim. O ator e qualquer outra artista vivem um constante processo de aprendizado. Para simplificar usamos como exemplo que este módulo tem o caráter igual aos dos anos primários de uma escola: primeiro a criança aprende a escrever para depois estudar os conteúdos das matérias.Aqui será feito o mesmo, primeiro vamos estudar as linguagens e as técnicas essenciais de interpretação para nos módulos futuros acontecer um intenso estudo de formação de atores. Podemos chamá-lo de um módulo demonstrativo. O aluno verá de forma breve as técnicas que compõem a arte drámatica, com o intuito de prepará-lo para o estudo mais avançado que já virá no módulo seguinte.
Dentro deste módulo será dada a introdução aos seguintes campos:
 
· Origem do teatro, televisão e cinema.
 
· Disciplina do ator.
 
· Introdução aos métodos de Constantin Stanislavski.  
 
· O que é um personagem.
 
· Memória emotiva.
 
· A importância da imaginação do ator.
 
· A adrenalina de estar em cena.
 
· Técnicas de improvisação/Jogos teatrais.
 
· Oficinas de voz.
 
· Sensibilidade cênica e emotiva.
 
· Dramaturgia.
 
· Criação de uma cena.
 
· Criação de um espetáculo.
 
· Pequena introdução relacionada a produção de teatro.
 
· Montagem de um espetáculo.
 
Consideramos que mostrando ao aluno de forma prática e introdutória o que é cada um desses temas, ele estará "alfabetizado" para dar início ao estudo de arte dramática.
 
Montagem de espetáculo:  
Em todos os módulos realizamos a montagem de um espetáculo, para que os alunos passem a ter uma vivência teatral. Neste primeiro módulo a montagem por mais simples que possa ser, tem uma importância muito grande, pois será a primeira vez que nossos alunos estarão pisando em um palco com um direcionamento profissional.
Esta montagem tem o objetivo de mostrar ao aluno a mágica sensação de estar em cena, para que nos módulos futuros ele possa compreender mais ainda a importância dos estudos da arte dramática.

MÓDULO 02 - ESTUDO DA ARTE DRAMÁTICA PREPARAÇÃO DO ATOR
 
Carga horária: 152 horas
Frequência: Aula - 01 vez por semana
Grupo de estudos - 01 vez por semana
Duração: 06 meses
 
IMPORTANTE:
Do segundo módulo em diante o aluno passa por processo de avaliação prático e teórico, no qual não poderá obter notas inferiores à média de 7,5.     

"Através da inspiração os alunos adquirem fé no que é irreal e são induzidos a agir no irreal, ou seja, agir como personagem”
                                                                                                                    
Agora que os alunos já foram pré-alfabetizados para a arte dramática através do Módulo I, trabalharemos então, os nuances de um ator, técnicas de interpretação de diversos tipos de personagens, a preparação do ator, a criação de uma personagem e outros termos técnicos de fundamental importância para o ator, baseado nos conceitos do teatrólogo Constantin Stanislavski.
 
Constantin Stanislavski chegou à conclusão de que o ator, interpretando seu pernonagem, deve parecer o máximo possível com a vida real. Quando personagem e ator estão conectados, o papel ganha vida, para tanto se faz necessário técnicas para que isto aconteça. Estudaremos estas técnicas neste módulo:  
 
A extrema importância da concentração do ator.
As emoções de um personagem são conseguidas com a imaginação de um ator.
Genes da personagem.
Verdade interior.
Memória emotiva.
Método "se eu fosse".
A ação física.
A ação emocional.
A ator deve ver, ouvir e falar como personagem.
A linearidade de um papel.
Atuação em conjunto.
A importância das particulariedades do personagem.
Ação no palco - "O que? Por quê? Como?
Stanislavski e a ação psicofísica.

 Paralelo ao estudo de arte drámatica, neste segundo módulo trabalharemos também:
Expressão corporal e técnicas de voz.
 
 
Neste segundo módulo uma mudança radical acontece no processo em relação ao módulo 01. De agora em diante trabalharemos, a formação de um ator, de um artista, de um formador de opinião.
Os integrantes que estão neste módulo são aqueles que passaram pelo processo seletivo do primeiro módulo e por isso temos pessoas que realmente querem estudar a arte dramática e estão dispostas a encarar o processo.
A postura dos integrantes deve cada vez mais possuir uma seriedade maior e uma entrega ao teatro. Além do processo que estaremos vivendo nas aulas, os integrantes devem passar a buscar novas experiências, como montar espetáculos externos, cursos complementares, estágios em grupos de teatro ou oficinas.
Peças de teatro de leitura obrigatória neste módulo:
"Vestido de Noiva" Nelson Rodrigues,"Casa de Bonecas" Henrik Ibsen, "Esperando Godot" Samuel Beckett ,"A Casa de Bernarda Alba" Frederico García Lorca ,Leitura obrigatória do livro "Iniciação a Arte Dramática" de Eugênio Kusnet.
As peças e o livro farão do parte do processo avaliação teórica. 

Mostra de Esquetes

Este módulo, além da realização da montagem de espetáculo, conta com uma "Mostra de Esquetes".
Essa mostra tem o intuito de mais uma vez levar o aluno ao fazer teatral e o desenvolvimento dos métodos estudados com relação a arte dramática. Cada aluno desenvolverá dois personagens para a sua partcipação. Estas esquetes serão contextualizadas em duplas ou trios de alunos.

Grupo de Estudos:

Neste módulo e nos seguintes as turmas deverão se dividir e formar grupos de estudos que deverão se encontrar pelo menos uma vez por semana, fora da unidade do ETA, para em conjunto praticarem e complementarem os estudos realizados nas aulas. Estes grupos deverão entregar relatórios de seus encontros.

 ATENÇÃO:

A partir do segundo módulo, até o final de nosso curso, o aluno deverá ler pelo menos um texto de cada autor relacionado na lista abaixo. Esta leitura poderá ser feita no tempo em que o aluno desejar.
Após a leitura de cada peça, o aluno deverá entregar um resumo desta leitura, colocando suas considerações a respeito da obra.
Para que se tenha a comprovação que o aluno realmente conhece a obra, será feita uma avaliação teórica e escrita de cada texto que o aluno entregar o estudo, sempre com questões diferentes dos demais alunos.
Estas avaliações serão marcadas a medida que o aluno entregar o seu trabalho sobre a obra.
Para a conclusão de nosso curso é indispensável a leitura destas obras, por tanto, não deixe para a última hora, comece o quanto antes.
 Lista de autores:
Comédia: Aristófanes, Arthur Azevedo,Aziz Bajur, Calderón De La Barca, Carlos Goldoni, Coelho Neto, Eugene Ionesco, G.B. Shaw, Gastão Tojeiro, Gil Vicente, Guilherme Figueiredo,Jandira Martini, Jean Anouilh, João Bithencourt, Lauro César Muniz, Marcos Caruso, Martins Pena, Mauro Rasi, Millor Fernandes, Moliere, ,Oduvaldo Vianna Filho, Ronaldo Ciambroni, William Shakespeare.
Drama: Abílio Pereira De Almeida, Anton Tchekov, Arthur Miller, August Strindberg, Bernardo Santareno, Bertold Brecht, Calderón De La Barca, Júlio Dantas,Dias Gomes, Edward Albee, Ésquilo, Eugene O’Neill, Eurípides, Fauzi Arap Friedrich Von Schiller, Garcia Lorca, Garrett Almeida, Gianfrancesco Guarnieri, Gonçalves Dias, Gorki Máximo, Harold Pinter, Henrik Ibsen, Joraci Camargo, Jorge Andrade, Leilah Assumpção, Lope De Vega, Luigi Pirandello, Maria Adelaide Amaral, Nelson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Gonçalves, Peter Shaffer, Pierre Corneille, Plínio Marcos, Racine,Samuel Beckett, Sófocles, Tennessee Williams, Thornton Wilder, William Shakespeare, Wolfgang Goethe, Zeno Wilde.

MÓDULO 03 - GÊNEROS DE INTERPRETAÇÃO E CONTINUAÇÃO DO ESTUDO DE ARTE DRAMÁTICA.

Carga horária 250 horas
Frequência:
Aula 01 vez por semana
Grupo de estudos 01 vez por semana
Núcleo Monólogo: 01 vez por semana
Ensaios: a determinar
Estágio: a determinar 
Duração 06 meses 
 
Serão trabalhados gêneros de interpretações, com técnicas para o teatro e seus estilos, naturalismo para televisão e cinema. 
 Introdução a estilos de obras teatrais, Expressionismo, realismo, teatro experimental e teatro mundial. 
Um módulo que faz o aluno entender os estilos de interpretação dentro da arte dramática.
 
Temas a serem estudados:
· Sensibilidade do ator no teatro.
· O personagem esta sempre em cena.
· A adrenalina da interpretação no teatro.
· A quebra de limites realistas do ator e personagem.
· A velocidade do pensamento do ator e personagem.
· Velocidade de emoções "A emoção deve ser imediata.
· A importância da voz e corpo no palco.
· Convivência constante com o personagem.
· Interpretação naturalista para tv e cinema.
· A importância do tom de voz para cinema e TV.
· Tom de colocação de verbos.
· As emoções apenas com a expressão facial.
· A importância do tempo (time) de tv e cinema.
 
Mostra de Monólogos de Alunos do ETA
Neste módulo, como continuidade do estudo de arte dramática, os alunos criarão um personagem com todos os detalhes possíveis e desenvolverão um monólogo que será devidamente ensaiado e apresentado na " Mostra de monólogos de alunos do ETA".
Essa mostra, tem o objetivo do treinamento de dramaturgia e uma vivência teatral diferente da atuação em conjunto, vista como monólogo. 
 
 
Montagem de Espetáculo
 
A prática do fazer teatral, como já se sabe, está presente em todos os módulos.Novamente será montado um espetáculo para apresentação no final do módulo. Essa montagem contará com aspectos profissionais mais intensos do que nos módulos anteriores. 
 
  
Estágio
Como neste módulo estudaremos interpretação de tv e cinema, os alunos serão obrigados a fazer estágio na área.
Este consiste em assistir ou participar de filmagens de alguma produção de cinema, seja ela longa ou curta metragem, ou gravação de novela.
Em caso de curtas metragens, o aluno deverá participar do estágio em no mínimo duas produções, ou uma de curta e outra em outro segmento.
Este estágio deve ser comprovado com uma carga horária mínima de 60 horas.
 
 Leitura obrigatória
Peças: 
"Play" Samuel Beckett
"Santa Joana dos Matadouros" Bertolt Brechet
" O Pagador de Promessas" Dias Gomes
" Eles não usam black-tie" Gianfrancesco Guarnieri
 Livro:
"A Criação de um papel" de Constantin Stanislavski
Livro e peças farão parte do processo avaliatório.
 
 GRUPO DE ESTUDOS:
O grupo de estudos que foi criado no módulo 02, deve ser mantido para as pesquisas, estudos, exercícios e ensaios.
 
MÓDULO 04 - DIVERSIDADE DE PERSONAGENS - O TEATRO E SEUS ESTILOS - INTRODUÇÃO A CONCEPÇÃO ARTÍSTICA.

Carga horária 380 horas.
Duração 06 meses
Frequência aula: 01 vez por semana
Grupo de estudos: 01 vez por semana
Estágio: a determinar
Ensaios: a determinar.

Nos módulos anteriores fizemos um estudo de arte dramática com técnicas de criação e interpretação de personagens. Neste módulo trabalharemos a criação prática e detalhada de vários personagens. Estudaremos também o teatro de forma geral com a concepção de cada estilo, teatro experimental, teatro mundial, teatro japones, comédia, tragédia, drama, comédia dell'arte, pantomima, clown, vaudeville e musical.
 
 
Principais temas das aulas:
 
· Personagem imediato.
 
· Criação de diferentes personagens simultaneamente.
 
· Demonstração prática das particularidades dos personagens.
 
· Apresentação de personagens.
 
· Teatro mundial.
· Criação de cenas de estilos teatrais variados.
· Estudo de concepção artística.
 
Dentro da diversidade de personagens que estudaremos, os alunos criarão personagens para apresentações teatrais que serão realizadas nas aulas.
A cada duas aulas existirá a apresentação de um personagem diferente, que farão parte do processo avaliatório do módulo. Nas aulas que intercalam as apresentações de personagens serão realizadas críticas da apresentação anterior, com o objetivo de ressaltar os erros e acertos do aluno, para que assim possa aprimorar-se.
 
Mostraremos ao aluno como se cria a concepção de um espetáculo e a fidelidade que a obra deve ter a ela. O aluno deverá fazer um trabalho teórico de concepções diferentes de dois espetáculos de textos já existentes para o processo de avaliação do módulo. Neste trabalho o aluno deverá transpor de forma detalhada e relatá-la de forma objetiva todos os aspectos da concepção da obra em seu todo: ambientação, interpretação dos atores, direção de arte, trilha sonora, desenho de luz, cenografia, figurinos e etc.
 
MOSTRA DE CENAS DAS DIVERSIDADES TEATRAIS DOS ALUNOS DO ETA.
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos culturais e teatrais do aluno e seu potencial como ator, será feito um trabalho de estudo em sala de aula e pesquisa externa sobre gêneros teatrais: teatro experimental, teatro mundial, teatro japonês, teatro físico comédia, tragédia, drama, pantomima, clown, vaudeville e musical.
A turma criará uma cena de cada estilo estudado, que será apresentada na "MOSTRA DE CENAS DAS DIVERSIDADES TEATRAIS DOS ALUNOS DO ETA". O potencial de criação e interpretação serão julgados no processo de avaliação.
 
Montagem de Espetáculo e Apresentações Extras
A montagem de espetáculo realizada neste módulo, além de sua apresentação final, os alunos deverão realizar no mínimo mais duas apresentações a serem produzidas por conta própria da turma: local de apresentação, captação de público, cachês e etc.
Estas apresentações têm como objetivo dar uma experiência introdutória a produção de teatro, tema que estudaremos no próximo módulo.
 
Estágio
Neste módulo os alunos deverão fazer estágio obrigatório em alguma produção de teatro profissional que esteja em cartaz. O aluno deverá fazer um estágio mínimo de dois meses na temporada deste espetáculo e com uma carga horária de pelo menos 80 horas, com caráter de conhecer o profissionalismo de teatro, bem como bastidores, concentração de atores, equipe técnica e etc.
 
A continuidade do Grupo de Estudos deve permanecer e deverá se encontrar uma vez por semana ou mais.
 
Neste módulo o aluno deverá assistir 10 espetáculos de teatro e fazer trabalho teórico sobre as montagens vistas e suas considerações a respeito. (Junto ao trabalho teórico o aluno deverá entregar cópia do ingresso, bem como documento carimbado e assinado pela produção do espetáculo que comprove sua presença na platéia.)
Os espetáculos:
 
02 clássicos nacionais
02 de teatro experimental
02 clássicos internacionais
02 de teatro infantil
02 musicais
 

MÓDULO 05 - PRODUÇÃO, MONTAGEM PROFISSIONAL COM TEMPORADA, ESTÁGIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MÓDULO 05
Carga horária 420 horas
Frequência aula: 01 vez por semana
Grupo de estudos: 01 vez por semana
Ensaios: a determinar
Estágio a determinar
Temporada do espetáculo: 02 meses com pelo menos 01 apresentação por semana.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL DE NOSSO CURSOEM TODOS OS MÓDULOS: 1302 HORAS
DURAÇÃO: 02 ANOS E MEIO.

 Neste módulo será trabalhado exclusivamente a prática profissional. Na maioria das escolas os artistas se formam e ao chegarem ao mercado de trabalho se deparam com dificuldades devido ao estudo somente de teorias.
Durante os seis meses de duração deste módulo será criado desde o início um universo de montagem de um espetáculo profissional, com diretores, produção, cenógrafos e todos que formam uma equipe de produção profissional, para que assim os alunos vivenciem todas as emoções, ora elas divertidas, ora estressantes, de uma produção profissional.
O aluno irá conhecer desde como fazer um simples borderô de teatro até estar envolvido em uma produção com dezenas de profissionais. 
Ao final do módulo estará montado um espetáculo de teatro que ficará em cartaz por tempo indeterminado, dando aos nossos artistas total liberdade de produção (cachês, temporada, lugares de apresentação e etc).
 
Neste módulo abordaremos:
· Pré produção.
· Leis de incentivo a cultura: Fomento, Rouanet, PAC, VAI, entre outras.
· Editais.
· A importância de ter uma sólida companhia de teatro.
· Captação de recursos, patrocínios, apoios e parcerias.
· Formatação de projetos.
· Táticas para se formar uma boa equipe.
· Produção de teatro: teoria e prática.
· Visão de carreira do ator.
· Ator deve ser empreendedor.
· Temporada profissional.
· Captação de público.
· Assessoria de imprensa.
· Créditos e débitos de uma produção.
· Criação e desenvolvimento artístico de uma produção.
· Breve revisão dos módulos anteriores.
 
 MONTAGEM PROFISSIONAL COM TEMPORADA
 A montagem de espetáculo realizada será diferente dos módulos anteriores. Ela não será vista como uma montagem de conclusão de curso e sim como um espetáculo de teatro que entrará em cartaz profissionalmente em todos os aspectos. Torna-se uma montagem pública.
 
Para que os alunos sejam considerados concluintes do curso do ETA, deverão fazer temporada mínima de dois meses, com pelo menos uma apresentação por semana.
 Será avaliado o potencial artístico do aluno como ator e o desempenho da turma na questão produção.
 
 
  Estágio Profissionalizante
 Neste módulo os alunos deverão fazer um estágio mínimo de três meses em um processo de criação de alguma companhia de teatro profissional.
Este estágio tem o objetivo de mostrar ao aluno de forma prática e profissional tudo o que ele estudou dentro do nosso curso.
 
O estágio pode funcionar também como um encaminhamento profissional, já que o aluno estará dentro da companhia estagiando, a possibilidade de ele se tornar um membro dela é muito grande. 
 
Trabalho de Conclusão do Curso .
 
O aluno deverá realizar a entrega de um trabalho muito bem elaborado, abordando a arte dramática e o trabalho de ator. Este trabalho deverá seguir as normas de trabalhos de conclusão de cursos realizados em universidades.
Além da parte teórica, o aluno deverá fazer uma apresentação artística mostrando sua qualificação como ator. Este trabalho é indispensável e a nota mínima obtida nele deverá ser de 7,5 na parte teórica e 7,5 na parte prática. 
 As informações detalhadas serão passadas durante o curso.
INSCREVA-SE


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