MÓDULO 02 - ESTUDO DA ARTE DRAMÁTICA

PREPARAÇÃO DO ATOR

 

  Através da inspiração os alunos adquirem fé no que é irreal e são induzidos a agir no irreal, ou seja, agir como personagem”

                                                                                                                    

 

 

Agora que os alunos já foram pré-alfabetizados para a arte dramática através do Módulo I, trabalharemos então, os nuances de um ator, técnicas de interpretação de diversos tipos de personagens, a preparação do ator, a criação de uma personagem e outros termos técnicos de fundamental importância para o ator, baseado nos conceitos do teatrólogo Constantin Stanislavski.

 

 

Constantin Stanislavski chegou à conclusão de que o ator, interpretando seu pernonagem, deve parecer o máximo possível com a vida real. Quando personagem e ator estão conectados, o papel ganha vida, para tanto se faz necessário técnicas para que isto aconteça.  Estudaremos estas técnicas neste módulo:  

 

A extrema importância da concentração do ator.

As emoções de um personagem  são conseguidas com a imaginação de um ator.

Genes da personagem.

Verdade interior.

Memória emotiva.

Método "se eu fosse".

A ação física.

A ação emocional.

A ator deve ver, ouvir e falar como personagem.

A linearidade de um papel.

Atuação em conjunto.

A importância das particulariedades do personagem.

Ação no palco - "O que? Por quê? Como?

Stanislavski e a ação psicofísica.


 
Paralelo ao estudo de arte drámatica, neste segundo módulo trabalharemos também:

Expressão corporal e técnicas de voz.

 

 

Neste segundo módulo uma mudança radical acontece no processo em relação ao módulo 01. De agora em diante trabalharemos, a formação de um ator, de um artista, de um formador de opinião.

Os integrantes que estão neste módulo são aqueles que passaram pelo processo seletivo do primeiro módulo e por isso temos pessoas que realmente querem estudar a arte dramática e estão dispostas a encarar o processo.

A postura dos integrantes deve cada vez mais possuir uma seriedade maior e uma entrega ao teatro. Além do processo que estaremos vivendo nas aulas, os integrantes devem passar a buscar novas experiências, como montar espetáculos externos, cursos complementares, estágios em grupos de teatro ou oficinas.

Peças de teatro de leitura obrigatória neste módulo:

"Vestido de Noiva" Nelson Rodrigues

 

"Casa de Boneca"  Henrik Ibsen

 

"Esperando Godot"  Samuel beckett

 

"A Casa de Bernarda Alba" Frederico García Lorca

 

Leitura obrigatória do livro "Iniciação a Arte Dramática" de Eugênio Kusnet.

 

As peças e o livro farão do parte do processo avaliatório teórico. 

                                     Mostra de Esquetes


Este módulo, além da realização da montagem de espetáculo, conta com uma "Mostra de Esquetes".

Essa mostra tem o intuito de mais uma vez levar o aluno ao fazer teatral e o desenvolvimento dos métodos estudados  com relação a arte dramática. Cada aluno desenvolverá dois personagens para a sua partcipação. Estas esquetes serão contextualizadas em duplas ou trios de alunos.

 


                                           GRUPO DE ESTUDOS:

Neste módulo e nos seguintes as turmas deverão se dividir e formar grupos de estudos que deverão se encontrar pelo menos uma vez por semana, fora da unidade do ETA, para em conjunto praticarem e complementarem os estudos realizados nas aulas. Estes grupos deverão entregar relatórios de seus encontros.


                                                    ATENÇÃO:

A partir do segundo módulo, até o final de nosso curso, o aluno deverá ler pelo menos um texto de cada autor relacionado na lista abaixo. Esta leitura poderá ser feita no tempo em que o aluno desejar.

Após a leitura de cada peça, o aluno deverá entregar um resumo desta leitura, colocando suas considerações a respeito da obra.

Para que se tenha a comprovação que o aluno realmente conhece a obra, será feita uma avaliação teórica e escrita de cada texto que o aluno entregar o estudo, sempre com questões diferentes dos demais alunos.

Estas avaliações serão marcadas a medida que o aluno entregar o seu trabalho sobre a obra.

Para a conclusão de nosso curso é indispensável a leitura destas obras, por tanto, não deixe para a última hora, comece o quanto antes.

Lista de autores:

Comédia:

Aristófanes
Arthur Azevedo
Aziz Bajur
Calderón De La Barca
Carlos Goldoni
Coelho Neto
Eugene Ionesco
G.B. Shaw
Gastão Tojeiro
Gil Vicente
Guilherme Figueiredo
Jandira Martini
Jean Anouilh
João Bithencourt
Lauro César Muniz
Marcos Caruso
Martins Pena
Mauro Rasi
Millor Fernandes
Molire
Oduvaldo Vianna Filho
Ronaldo Ciambroni
William Shakespeare

Drama

Abílio Pereira De Almeida
Anton Tchekov
Arthur Miller
August Strindberg
Bernardo Santareno
Bertold Brecht
Calderón De La Barca
Júlio Dantas
Dias Gomes
Edward Albee
Ésquilo
Eugene O’Neill
Eurípides
Fauzi Arap
Friedrich Von Schiller
Garcia Lorca
Garrett Almeida
Gianfrancesco Guarnieri
Gonçalves Dias
Gorki Máximo
Harold Pinter
Henrik Ibsen
Joraci Camargo
Jorge Andrade
Leilah Assumpção
Lope De Vega
Luigi Pirandello
Maria Adelaide Amaral
Nelson Rodrigues
Oduvaldo Vianna Filho
Paulo Gonçalves
Peter Shaffer
Pierre Corneille
Plínio Marcos
Racine
Samuel Beckett
Sófocles
Tennessee Williams
Thornton Wilder
William Shakespeare
Wolfgang Goethe
Zeno Wilde


MÓDULO 02


Carga horária: 152 horas

Frequência: Aula - 01 vez por semana

Grupo de estudos - 01 vez por semana

Duração: 06 meses

 

 

IMPORTANTE:

Do segundo módulo em diante o aluno passa por processo de avaliação prático e teórico, no qual não poderá obter notas inferiores à média de 7,5.     


CONHEÇA UM POUCO DE CADA MÓDULO

 

 Módulo 01

 Módulo 02

 Módulo 03

 Módulo 04

 Módulo 05


 

 

ETA- Estúdio de Treinamento Artístico
Processo de Formação de Homens de Teatro

www.estudiodetreinamento.com.br
Email: cursoeta@ig.com.br


Central de Atendimento: 11 2615 6257

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

DE 2° A 5° FEIRA DAS 14:30 AS 19:45 h.

AOS SÁBADOS DAS 11:30 AS 17:30 h. 

  Site Map